terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Guião Conjunto





Como a Paula referiu o nosso grupo (Sherlockianos) até colocou o tempo de entrevista mais curto que os 40 ou 45 minutos. Parece-me que uma entrevista para funcionar bem, deverá variar entre os 30 e os 45 minutos. Isto porque, desde logo, é necessário explicar ao entrevistado aquilo que estamos a fazer e porque razão necessitamos da ajuda dos entrevistados. E isso leva tempo. Por outro lado, nós devemos dizer logo aos entrevistados o tempo previsto para a entrevista. E se não conseguirmos cumprir esse tempo o entrevistado pode perder o interesse pela entrevista. Daí que seja importante apontarmos um tempo exequível.
Quanto à questão da entrevista ser gravada ou não. Na minha perspectiva, sempre que possível ela deve ser gravada. Isso permite-nos desenvolver o nosso trabalho de uma forma mais fidedigna. Ou seja, conseguiremos colocar exactamente as palavras do entrevistado, sem corrermos o risco de se registar alguma alteração (mesmo que pouco substancial) no discurso.
Acredito também que se explicarmos ao entrevistado aquilo que pretendemos, o modo como a entrevista vai ser feita e se o colocarmos à vontade, não haverá timidez no seu discurso.
Ao gravarmos a entrevista não temos que escrever tantos apontamentos, o que nos permite tirar notas sobre, por exemplo, as expressões/reacções do entrevistado às nossas questões.

João Carrega 20 Dezembro 2009

Reflexão
Qual o tempo ideal para uma entrevista de investigação?
Enquanto jornalista estou habituado a efectuar entrevistas sob várias perspectivas. Em investigação a entrevista é seguramente diferente e tudo aquilo que o entrevistado nos disser deverá ser transcrito. Além disso, não devemos dar sugestões ou dicas ao entrevistado sobre as perguntas que fazemos. Deveremos, isso sim, dar tempo ao entrevistado para que ele pense e responda por si. Neste tipo de entrevistas (de investigação) deveremos manter o anonimato do entrevistado (ao contrário das jornalistícas).

Sem comentários:

Enviar um comentário