domingo, 28 de fevereiro de 2010

Conciliar Investigação com Inovação




Research based design I


Numa primeira análise poderemos referir que não existe uma definição de Design-based research (DBR).

No entanto segundo Wang e Hannafin (2005) trata-se de uma metodologia sitsemática, mas flexível, que procura melhorar as práticas educacionais através de uma análise, desenvolvimento e implementação, baseada numa colaboração entre investigadores e sujeitos, num contexto de mundo real.

Segundo estes autores há cinco características fundamentais desta metodologia:

1) É pragmática, porque tem como objectivo resolver problemas do mundo real, ao mesmo tempo que melhora teorias e estratégias de intervenção.

2) Fundamenta-se ao mesmo tempo na teoria e no contexto do mundo real, naquilo que os autores chamam "uma teoria conduzida pela natureza".

3) Ao nível do processo de investigação a metodologia é intearctiva (investigadores-sujeitos da investigação), é iterativa (está constantemente a ser reavaliada) e flexível.

4) É integrativa porque os inverstigadores precisam de integrar uma variedade de métodos e abordagens qualitativas e ou quantitativas em função das necessidades da investigação.

5) É contextualizada porque os resultados estão associados ao processo pelo qual foram gerados, mas também ao meio onde a investigação foi desenvolvida.

Tendo em conta as cinco características acima referidas, na sequência daquilo que diz Edelson (2002), esta metodologia será claramente adequada descrever situações de aprendizagem, ambientes de aprendizagens e as interacções que aí ocorrem.

Consideramos por isso que é claramente adequada a uma investigação que consista na introdução de uma nova variável (exemplo - uma aplicação multimédia) num determinado processo/ambiente de aprendizagem. Através da observação participante, do diálogo com os sujeitos, o investigador tem oportunidade de estabelecer uma colaboração que aprofunda o seu conhecimento sobre o impacto da nova variável sobre os sujeitos e sobre o ambiente do contexto em causa.

João Carrega 23 Fevereiro 2010


Bibliografia

Edelson, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences, 11(1), 105-121.

Wang, F., & Hannafin, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, 53(4), 5-23.
http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain01.htm#references, consultado em 22-2-2010.



Research based design II


Como complemento àquilo que aqui já foi dito, parece-me que este tipo de investigação assenta numa lógica colaborativa. Baptista (nd) fala mesmo em DBR colaborativa. Uma colaboração, que na óptica de Habermas (1990) permite, através de uma acção estratégica, a construção conjunta actividades de investigação, fundamentadas teoricamente, para serem implementadas, por exemplo, na sala de aula e posteriormente discutidas. Durante o processo colaborativo é necessário também existirem acções comunicativas entre os intervenientes. O diálogo permite o confronto de ideias para chegar, através da negociação, à construção de ideias.

Como também já tinha referido anteriormente, "esse trabalho colaborativo constitui um percurso de formação iterativo, reflexivo e autónomo que representa um desafio para a formação de professores e para a investigação em educação".

João Carrega 23-3-2010


Bibliografia

Baptista M e Freire A (2009). Aprendizagens de professores durante a planificação e implementação de actividades de investigação em aulas de física e química.

Design-Based Research Collective (2003). Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher.

Habermas, J. (1990). Pensamento pós-metafísico: Estudos filosóficos. Rio de Janeiro:

Edições Tempo Brasileiro (Trabalho original publicado em alemão em 1988).

Reflexão
Ora aqui está um tema e um tipo de investigação diferente, que promove uma lógica colaborativa. Foi mais um aspecto importante na minha aprendizagem. Diria mesmo que foi um aspecto inovador, pois a literatura que tinha lido até ao momento não abordava esta questão.

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