sábado, 19 de dezembro de 2009

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Antes de mais gostaria de deixar claro a importância que este tipo de fóruns e leituras está a ter neste percurso de aprendizagem. Ao lermos as teses, a bibliografia e as opiniões aqui alojadas, abrimos os nossos horizontes e aprendemos a desenvolver projectos de investigação. Por outro lado, enriquecemos o nosso conhecimento com as próprias conclusões dos estudos, como acontece com a tese de Cidália Nunes sobre "o papel da Internet no Processo de Construção do Conhecimento".

Não querendo ser repetitivo face ao que já aqui foi escrito, vou ser sintético nas respostas às questões formuladas.

A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?

Parece-me claro que a autora apresenta claramente os objectivos do estudo. Isso é demonstrado na página 13, onde são mencionados os objectivos gerais (não irei mencionar de novo aqui neste fórum, para não ser repetitivo), os quais são explicados, depois de enunciados. Mas também é apresentado nas páginas 64 e 65, onde são explicados os objectivos do estudo. A autora socorre-se de diferente bibliografia, alguma da qual recente, para sustentar as suas opções.

Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?

A autora não apresenta de forma clara os passos subjacentes à construção do questionário. Mas informa que "os instrumentos de investigação utilizados foram dois questionários, um destinado a professores e outro aos alunos, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, pretendendo-se que satisfizessem os objectivos propostos". Em anexo apresenta os referidos questionários.


João Carrega 20 de Novembro


Análise da dissertação com a utilização do questionário
(Continuação)

A amostra é claramente identificada?

A amostra é claramente identificada. Essa caracterização é feita no ponto 3, nas páginas 65 e 66 (não vou aqui transcrever essa caracterização, para não ser repetitivo).

Importa no entanto definir Amostra: "o conjunto de situações (indivíduos, casos ou observações) extraído de uma população (Almeida & Freire, 2003, pag 103. Entende-se por População "o conjunto de indivíduos, casos ou observações onde se quer estudar o fenómeno" (Alemida & Freire, 2003, pag 103).

É indicado o método usado na definição da amostra?

É identificado o método. "O critério de selecção das escolas foi a existência de professores aí colocados que mostraram interesse em colaborar na aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos" (pág 65). É também dada uma pequena justificação sobre o porquê dessa amostra, mas não de forma mais aprofundada, como provavelmente seria desejável, como também já foi referido neste fórum (mas como por regra há um número máximo de páginas para a tese, essa vertente terá sido menos aprofundada...).

O questionário usado foi objecto de validação prévia?

A validação dos questionários é um dos aspectos fundamentais para se avançar com uma investigação do género. Essa validação pode ser feita por um conjunto de professores ou investigadores. Neste caso, e como é referido na página 66, ele foi validado e dessa validação resultaram algumas correcções:

"A fim de validar o questionário, foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores. As dificuldades, dúvidas e sugestões dos intervenientes permitiram corrigir aspectos de forma e conteúdo. Assim, foi reformulada a redacção das questões 11 e 12 e acrescentados tópicos às opções da pergunta 12".

No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?

A autora indica, na página 67 que "os dados foram tratados e analisados tendo em vista os objectivos de investigação previamente definidos. Para análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual".


João Carrega 20 Novembro


Bibliografia:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/QuestionarioT2.pdf


Análise da dissertação com a utilização do questionário
(Continuação)


De facto, a autora não apresenta de forma clara os passos subjacentes à construção do questionário. Apenas informa que "os instrumentos de investigação utilizados foram dois questionários, um destinado a professores e outro aos alunos, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, pretendendo-se que satisfizessem os objectivos propostos".

Aproveito, para aqui deixar os passos que no entender de Hill, M. & Hill, A. (2005), devem ser seguidos para a elaboração de um questionário:

- Estudo preliminar para auxiliar a elaboração do questionário;

- Listar todas as variáveis de investigação, incluindo as características dos casos;

- Especificar o número de perguntas para medir cada uma das variáveis;

- Escrever uma versão inicial para cada pergunta;

- Pensar na natureza da primeira Hipótese Geral, bem como nas variáveis e perguntas a ela associadas;

- Consoante o tipo de Hipótese Geral, decidir as técnicas e estatísticas adequadas para testar a hipótese, tendo em atenção os pressupostos destas técnicas;

- Decidir o tipo de resposta desejável para cada pergunta associada à Hipótese Geral;

- Definição da Hipótese Operacional;

- Considerar as perguntas iniciais (e tipos de resposta) associadas com a primeira Hipótese Operacional e trabalhá-las para obter uma versão final a incorporar no questionário;

- Face às mudanças que possam ter sido introduzidas, verificar se as versões finais das perguntas e das respostas ainda estão adequadas para testar a Hipótese Operacional;

- Definir as instruções para cada pergunta de modo a informar o respondente sobre como deverá responder;

- Planear as secções do questionário;

- Elaborar uma introdução para o questionário;

- Definir o layout (disposição) do questionário;

- Definir os aspectos estéticos do questionário;

- Fazer a verificação final do questionário.



João Carrega 20 de Novembro

Reflexão
Esta análise permitiu-nos responder a algumas questões relacionadas com a utilização do questionário em investigação. As diferentes leituras efectuadas e uma análise mais profunda da tese de Cidália Nunes sobre "o papel da Internet no Processo de Construção do Conhecimento", permitiram-me verificar os passos e os aspectos que são exigidos neste tipo de investigação.

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