sábado, 19 de dezembro de 2009

Métodos quantitativos de recolha de dados

Métodos quantitativos de recolha de dados I

Em primeiro lugar parece-me claro que uma investigação quantitativa obriga a que o investigador elabore, previamente, um plano de investigação estruturado, no qual deve mencionar os objectivos e os procedimentos de investigação, de forma pormenorizada.

Para elaborar esse plano, é necessário um trabalho prévio de revisão de literatura (no método qualitativo também é necessário fazer essa revisão). É partir daqui que se tratam as metas e os objectivos do trabalho, como também para a formulação de hipóteses e para a definição de variáveis.

Podemos também acrescentar que os objectivos da investigação quantitativa consistem essencialmente em encontrar relações entre variáveis, fazer descrições recorrendo ao tratamento estatístico dos dados recolhidos, testar teorias.

Ao contrário dos métodos qualitativos, que procuram responder à questão O Porquê? (dão uma visão do programa/projecto e seu meio circundante, e permitem uma melhor análise da situação e teorização do problema) os métodos quantitativos procuram responder à questão: O quê?, podendo quantificar estatisticamente as hipóteses formuladas, Os dois métodos devem ser utilizados para uma avaliação eficaz

Passando à questão lançada em fórum,

podemos acrescentar que os métodos quantitativos estão baseados em instrumentos estruturados; fornecem respostas que podem ser quantificáveis e expressas numericamente; facilitam o processo de interpretação e análise e requerem maior cobertura na sua aplicação.

Os métodos quantitativos de recolha de dados podem basear-se em:

- Inquéritos ou Questionários (entrevistas)

- Formulários de registo

João Carrega 21 de Novembro



Métodos quantitativos de recolha de dados II

Na sequência do post anterior e da bibliografia consultada, enunciaria apenas três exemplos que evidenciam a diferença entre as entrevistas com perguntas abertas, semi-abertas ou fechadas, aqui fica:

Abertas

São usadas quando se pretende que o inquirido responda livremente sem ser induzido a uma resposta preconcebida.

Ex: Qual é a sua opinião sobre a escola do seu filho?

Semi - Abertas

Parcialmente categorizada deixando contudo um espaço para outras possibilidades.

Ex: O que foi determinante na escolha da escola para os seus filhos?

 Bons Professores  Distância  Boa Integração Escola/Comunidade

 Outras ______

Fechadas

As respostas a pergunta estão dentro de um universo limitado, não havendo outras possibilidades.

Ex: Na sua opinião o trabalho infantil deve ser tratado como um crime punível por lei?

 Sim  Não  Sem opinião/Não sabe



João Carrega 21 de Novembro

Bibliografia e fontes utilizadas:

http://www.cpc.unc.edu/measure/training/mentor/materials/data-quality-portuguese/modulo1_capa.pdf (Consultada em 20/11/09)



Métodos quantitativos de recolha de dados II

Voltando ao tema, e na sequência do meu post anterior,

acrescentaria que os inquéritos ou questionários são instrumentos de recolha de dados constituídos por uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito.

Os questionários podem servir tanto nas entrevistas directas ou através daquelas que são enviadas por correio ou por outros meios com o fim de ser preenchido e devolvido ao pesquisador.

São instrumentos importantes no processo analítico, devendo ser devidamente enquadrados nas metodologias estatísticas.

Os questionários devem ser:

Justos - imparciais

Precisos/Claros

Simples

Respeitadores

O tipo de metodologia escolhida pode levar o investigador a optar por uma entrevista com perguntas Fechadas (método quantitativo), Semi-Abertas (Método quantitativo/qualitativo) e Abertas (qualitativo).

João Carrega 21 de Novembro


Bibliografia e fontes utilizadas:

http://www.cpc.unc.edu/measure/training/mentor/materials/data-quality-portuguese/modulo1_capa.pdf (Consultada em 20/11/20099

Reflexão
O tema métodos quantitativos de recolha de dados levaram-me a efectuar diferentes leituras e pesquisas, de forma a que pudesse definir melhor este método, a definir melhor o conceito de entrevistas e questionários. Aproveitei esta oportunidade para dar exemplos úteis, como forma de partilha de conhecimento. No final desta etapa só me posso mostrar satisfeito pelos conhecimentos adquiridos.

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