sábado, 19 de dezembro de 2009

guiões de entrevista




Reflexão

A realização de um guião de entrevista foi um dos desafios mais exigentes. Enquanto membro do Grupo Sherlockianos sempre procurei dar o meu melhor. Todos em conjunto tentámos apresentar o guião mais perfeito possível. Já na fase final, fizemos reajustamentos, que na minha perspectiva melhoraram o trabalho final, que em cima pode ser conusltado.


Para ver clic João Carrega Maria Filomena Grazina Paulo Azevedo Paula Simões

Métodos quantitativos de recolha de dados

Métodos quantitativos de recolha de dados I

Em primeiro lugar parece-me claro que uma investigação quantitativa obriga a que o investigador elabore, previamente, um plano de investigação estruturado, no qual deve mencionar os objectivos e os procedimentos de investigação, de forma pormenorizada.

Para elaborar esse plano, é necessário um trabalho prévio de revisão de literatura (no método qualitativo também é necessário fazer essa revisão). É partir daqui que se tratam as metas e os objectivos do trabalho, como também para a formulação de hipóteses e para a definição de variáveis.

Podemos também acrescentar que os objectivos da investigação quantitativa consistem essencialmente em encontrar relações entre variáveis, fazer descrições recorrendo ao tratamento estatístico dos dados recolhidos, testar teorias.

Ao contrário dos métodos qualitativos, que procuram responder à questão O Porquê? (dão uma visão do programa/projecto e seu meio circundante, e permitem uma melhor análise da situação e teorização do problema) os métodos quantitativos procuram responder à questão: O quê?, podendo quantificar estatisticamente as hipóteses formuladas, Os dois métodos devem ser utilizados para uma avaliação eficaz

Passando à questão lançada em fórum,

podemos acrescentar que os métodos quantitativos estão baseados em instrumentos estruturados; fornecem respostas que podem ser quantificáveis e expressas numericamente; facilitam o processo de interpretação e análise e requerem maior cobertura na sua aplicação.

Os métodos quantitativos de recolha de dados podem basear-se em:

- Inquéritos ou Questionários (entrevistas)

- Formulários de registo

João Carrega 21 de Novembro



Métodos quantitativos de recolha de dados II

Na sequência do post anterior e da bibliografia consultada, enunciaria apenas três exemplos que evidenciam a diferença entre as entrevistas com perguntas abertas, semi-abertas ou fechadas, aqui fica:

Abertas

São usadas quando se pretende que o inquirido responda livremente sem ser induzido a uma resposta preconcebida.

Ex: Qual é a sua opinião sobre a escola do seu filho?

Semi - Abertas

Parcialmente categorizada deixando contudo um espaço para outras possibilidades.

Ex: O que foi determinante na escolha da escola para os seus filhos?

 Bons Professores  Distância  Boa Integração Escola/Comunidade

 Outras ______

Fechadas

As respostas a pergunta estão dentro de um universo limitado, não havendo outras possibilidades.

Ex: Na sua opinião o trabalho infantil deve ser tratado como um crime punível por lei?

 Sim  Não  Sem opinião/Não sabe



João Carrega 21 de Novembro

Bibliografia e fontes utilizadas:

http://www.cpc.unc.edu/measure/training/mentor/materials/data-quality-portuguese/modulo1_capa.pdf (Consultada em 20/11/09)



Métodos quantitativos de recolha de dados II

Voltando ao tema, e na sequência do meu post anterior,

acrescentaria que os inquéritos ou questionários são instrumentos de recolha de dados constituídos por uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito.

Os questionários podem servir tanto nas entrevistas directas ou através daquelas que são enviadas por correio ou por outros meios com o fim de ser preenchido e devolvido ao pesquisador.

São instrumentos importantes no processo analítico, devendo ser devidamente enquadrados nas metodologias estatísticas.

Os questionários devem ser:

Justos - imparciais

Precisos/Claros

Simples

Respeitadores

O tipo de metodologia escolhida pode levar o investigador a optar por uma entrevista com perguntas Fechadas (método quantitativo), Semi-Abertas (Método quantitativo/qualitativo) e Abertas (qualitativo).

João Carrega 21 de Novembro


Bibliografia e fontes utilizadas:

http://www.cpc.unc.edu/measure/training/mentor/materials/data-quality-portuguese/modulo1_capa.pdf (Consultada em 20/11/20099

Reflexão
O tema métodos quantitativos de recolha de dados levaram-me a efectuar diferentes leituras e pesquisas, de forma a que pudesse definir melhor este método, a definir melhor o conceito de entrevistas e questionários. Aproveitei esta oportunidade para dar exemplos úteis, como forma de partilha de conhecimento. No final desta etapa só me posso mostrar satisfeito pelos conhecimentos adquiridos.

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Análise da dissertação com a utilização do questionário

Antes de mais gostaria de deixar claro a importância que este tipo de fóruns e leituras está a ter neste percurso de aprendizagem. Ao lermos as teses, a bibliografia e as opiniões aqui alojadas, abrimos os nossos horizontes e aprendemos a desenvolver projectos de investigação. Por outro lado, enriquecemos o nosso conhecimento com as próprias conclusões dos estudos, como acontece com a tese de Cidália Nunes sobre "o papel da Internet no Processo de Construção do Conhecimento".

Não querendo ser repetitivo face ao que já aqui foi escrito, vou ser sintético nas respostas às questões formuladas.

A autora apresenta claramente os objectivos de investigação que presidiram à elaboração do questionário?

Parece-me claro que a autora apresenta claramente os objectivos do estudo. Isso é demonstrado na página 13, onde são mencionados os objectivos gerais (não irei mencionar de novo aqui neste fórum, para não ser repetitivo), os quais são explicados, depois de enunciados. Mas também é apresentado nas páginas 64 e 65, onde são explicados os objectivos do estudo. A autora socorre-se de diferente bibliografia, alguma da qual recente, para sustentar as suas opções.

Na dissertação apresentada há indicação dos passos que estiveram subjacentes à construção do questionário?

A autora não apresenta de forma clara os passos subjacentes à construção do questionário. Mas informa que "os instrumentos de investigação utilizados foram dois questionários, um destinado a professores e outro aos alunos, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, pretendendo-se que satisfizessem os objectivos propostos". Em anexo apresenta os referidos questionários.


João Carrega 20 de Novembro


Análise da dissertação com a utilização do questionário
(Continuação)

A amostra é claramente identificada?

A amostra é claramente identificada. Essa caracterização é feita no ponto 3, nas páginas 65 e 66 (não vou aqui transcrever essa caracterização, para não ser repetitivo).

Importa no entanto definir Amostra: "o conjunto de situações (indivíduos, casos ou observações) extraído de uma população (Almeida & Freire, 2003, pag 103. Entende-se por População "o conjunto de indivíduos, casos ou observações onde se quer estudar o fenómeno" (Alemida & Freire, 2003, pag 103).

É indicado o método usado na definição da amostra?

É identificado o método. "O critério de selecção das escolas foi a existência de professores aí colocados que mostraram interesse em colaborar na aplicação dos inquéritos junto dos alunos e colegas, bem como a presença de computadores ligados à Internet para uso dos alunos" (pág 65). É também dada uma pequena justificação sobre o porquê dessa amostra, mas não de forma mais aprofundada, como provavelmente seria desejável, como também já foi referido neste fórum (mas como por regra há um número máximo de páginas para a tese, essa vertente terá sido menos aprofundada...).

O questionário usado foi objecto de validação prévia?

A validação dos questionários é um dos aspectos fundamentais para se avançar com uma investigação do género. Essa validação pode ser feita por um conjunto de professores ou investigadores. Neste caso, e como é referido na página 66, ele foi validado e dessa validação resultaram algumas correcções:

"A fim de validar o questionário, foi elaborada uma primeira versão e submetida à apreciação de 20 alunos e 10 professores. As dificuldades, dúvidas e sugestões dos intervenientes permitiram corrigir aspectos de forma e conteúdo. Assim, foi reformulada a redacção das questões 11 e 12 e acrescentados tópicos às opções da pergunta 12".

No capítulo da explicitação da metodologia usada há indicações sobre o modo de tratamento dos dados obtidos com a aplicação do questionário?

A autora indica, na página 67 que "os dados foram tratados e analisados tendo em vista os objectivos de investigação previamente definidos. Para análise estatística recorreu-se ao programa de computador Excel, sendo os resultados apresentados, sempre que útil, na sua perspectiva percentual".


João Carrega 20 Novembro


Bibliografia:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi2/QuestionarioT2.pdf


Análise da dissertação com a utilização do questionário
(Continuação)


De facto, a autora não apresenta de forma clara os passos subjacentes à construção do questionário. Apenas informa que "os instrumentos de investigação utilizados foram dois questionários, um destinado a professores e outro aos alunos, constituídos por perguntas fechadas e por questões de escolha múltipla, pretendendo-se que satisfizessem os objectivos propostos".

Aproveito, para aqui deixar os passos que no entender de Hill, M. & Hill, A. (2005), devem ser seguidos para a elaboração de um questionário:

- Estudo preliminar para auxiliar a elaboração do questionário;

- Listar todas as variáveis de investigação, incluindo as características dos casos;

- Especificar o número de perguntas para medir cada uma das variáveis;

- Escrever uma versão inicial para cada pergunta;

- Pensar na natureza da primeira Hipótese Geral, bem como nas variáveis e perguntas a ela associadas;

- Consoante o tipo de Hipótese Geral, decidir as técnicas e estatísticas adequadas para testar a hipótese, tendo em atenção os pressupostos destas técnicas;

- Decidir o tipo de resposta desejável para cada pergunta associada à Hipótese Geral;

- Definição da Hipótese Operacional;

- Considerar as perguntas iniciais (e tipos de resposta) associadas com a primeira Hipótese Operacional e trabalhá-las para obter uma versão final a incorporar no questionário;

- Face às mudanças que possam ter sido introduzidas, verificar se as versões finais das perguntas e das respostas ainda estão adequadas para testar a Hipótese Operacional;

- Definir as instruções para cada pergunta de modo a informar o respondente sobre como deverá responder;

- Planear as secções do questionário;

- Elaborar uma introdução para o questionário;

- Definir o layout (disposição) do questionário;

- Definir os aspectos estéticos do questionário;

- Fazer a verificação final do questionário.



João Carrega 20 de Novembro

Reflexão
Esta análise permitiu-nos responder a algumas questões relacionadas com a utilização do questionário em investigação. As diferentes leituras efectuadas e uma análise mais profunda da tese de Cidália Nunes sobre "o papel da Internet no Processo de Construção do Conhecimento", permitiram-me verificar os passos e os aspectos que são exigidos neste tipo de investigação.